Oral Master Odontologia - Ortodontia | Clareamento | Odontologia Clínica | Curitiba

DICAS DE SAÚDE BUCAL

Escovando seus dentes:

escovando seus dentesPergunte ao seu Dentista qual a escova ideal para seus dentes e gengivas. Para uma melhor escovação, posicione a escova a 45 graus, com as cerdas entre os dentes e a gengiva, pressionando as cerdas suavemente na direção da gengiva para os dentes com movimentos levemente circulares ou horizontais.

Utilize os movimentos descritos para as partes externas e internas, tanto superiores quanto inferiores, sem esquecer da parte interna dos dentes de trás.

Ainda com os mesmos movimentos, utilize a escova perpendicularmente para escovar a parte interna dos dentes da frente.

Com movimentos horizontais, para frente e para trás, escove a superfície de mastigação de todos os dentes.
A grande maioria das pessoas esquecem de escovar a parte superior da língua. Caso deseje, há utensílios específicos para isso.

Escolhendo sua escova de dentes:

Escolha uma escova de cerdas macias e com a cabeça pequena, para que ela alcance todos os cantos da boca e remova todos os resíduos. O cabo deve ser escolhido de acordo com o que for mais confortável para você.
Não deixe de trocar sua escova a cada três meses. Após casos de gripe e outras doenças das vias aéreas, é melhor trocar a escova, uma vez que os germes são absorvidos pelas cerdas.

Usando o fio dental:

Usando corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. O uso diário do fio dental é altamente recomendável uma vez que a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais.

Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.

Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.

Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.

Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Escolhendo seu fio dental:

Há dois tipos de fio dental, o fio de nylon (ou multifilamento) e o fio PTFE (monofilamento).

Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar-se ou desfiar, especialmente se os dentes estiverem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.

Escolhendo seu produto para enxágüe bucal:

Efetue o enxágüe bucal diariamente, no mínimo duas vezes por dia. Prefira uma fórmula com flúor para fortalecer os dentes. Escolha produtos sem álcool, pois os mesmos podem ferir a bochecha a longo prazo e são desconfortáveis para boa parte das pessoas.

O ditado já diz, você é o que come:

Mantenha uma alimentação saudável - seus dentes e seu corpo agradecem. Evite alimentos e bebidas açucaradas. Após ingerir qualquer tipo de alimento, procure escovar os dentes, evitando assim a formação da placa bacteriana e as conseqüentes cáries.

E lembre-se do seu amigo Dentista:

Só o dentista é capaz de detectar lesões nos dentes e gengiva e avaliar as condições de sua saúde bucal. Ao contrário do que muita gente pensa, a consulta freqüente com seu dentista é fator de economia. Você evita tratamentos longos e caros, que aos poucos destroem seus dentes, mantendo sua saúde geral em melhores condições, pois muitas das doenças atuais começam na sua boca. Não espere uma dor de dente para visitar seu dentista. Vá pelo menos a cada seis meses para prevenir cáries, doenças nas gengivas e outras complicações.

R. Visconde do Rio Branco 1630 - Cj. 305 - 80420-210 - Centro - Curitiba - PR
Fone/Fax: +55 41 3322-2755 - falecomigo@odontodeborah.com.br